Notícias

23, JUL DE 2021

Juliano Murlick conta por que ele recomenda o curso da Powerself há mais de 10 anos

Juliano Murlick conta por que ele recomenda o curso da Powerself há mais de 10 anos

Juliano Murlick é CEO do Triider, plataforma que conecta clientes e profissionais de manutenção, reparos e reformas. Fundado por ele e hoje parte de uma joint-venture entre Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, o Tiider já intermediou mais de 50 mil serviços e está em plena expansão.

Junto com o Juliano, estão outros 3 sócios-fundadores e lideranças que estão à frente de um time com dezenas de colaboradores. O que eles têm em comum além da paixão pelo empreendedorismo? Todos fizeram a Trilha de Gestão do Tempo da Powerself.

A recomendação foi do CEO, que segue recomendando o curso até hoje e que nos conta, na seguinte entrevista, como sua vida profissional e pessoal foram impactadas positivamente desde a sua primeira experiência com o método.

Quando você fez o curso da PowerSelf?

Eu fiz o curso da PowerSelf, primeiramente, por volta de 2007, como parte de um programa de treinamento do Sicredi, onde trabalhei por 14 anos.

5 anos depois, quando tornei-me superintendente de tecnologia da instituição financeira, com mais de 20 posições de liderança sob minha gestão, fui eu que procurei a PowerSelf para, não só refazer o curso, como para aplicá-lo aos meus liderados.

A partir das 20 lideranças que geria, entre gerentes e coordenadores, eu tinha mais de 400 pessoas sob minha liderança e eu sempre tive uma preocupação muito grande com a saúde mental e bem estar. Assim, busquei promover uma formação através de treinamento que pudesse proporcionar maior eficácia e, ao mesmo tempo, maior qualidade de vida aos meus liderados.

Entre cursos de capacitação em temas como delegação, feedback, planejamento de times e liderança, o programa foi composto por um módulo de Gestão do Tempo, para o qual, na hora, busquei a Power Self, na pessoa do Jaime.

O treinamento que eu havia feito 5 anos antes com ele me marcou demais, me mostrou como as pessoas poderiam se organizar melhor. Então, quando me tornei líder, foi natural buscar isso para o meu time.

Contratamos, à época, um módulo adicional do curso de Gestão de Tempo, específico para aplicar todas as técnicas da PowerSelf, todo o framework desenvolvido pelo Jaime, através do Outlook, ferramenta que usávamos largamente em 2012.

Que diferença você avalia que o curso fez na sua carreira e vida pessoal?

Foi um conhecimento que mudou muito a minha vida.

Todos nós vivemos em uma era onde somos, cada vez mais, atingidos por um grande volume de informações. No celular, Youtube, sites em geral, É muita coisa.

Assim, temos aquela sensação de sempre estar devendo alguma coisa para alguém. Seja na nossa vida pessoal, exames, check-ups, sejam projetos individuais ou nas tarefas do trabalho. É uma geração de angustia constante.

Lembro-me do relato do próprio Jaime, contando que o fato de ter tido problemas de saúde gerados por este ritmo acelerado o motivou a estudar e desenvolver o método que deu origem à Power Self. Eu estava indo por um caminho semelhante.

A transformação do curso me permitiu utilizar várias técnicas que se cristalizaram na minha memória, adotando ações que mudaram a vida para melhor. Um exemplo é que não começo uma semana sem a ter planejado antes. Utilizo o domingo à noite ou a segunda pela manhã, como meu “momento calmo”, para organizar minhas prioridades, não só do trabalho, mas também pessoais, e montar meu plano semanal.

Consigo organizar minha vida e minhas atividades de maneira muito melhor.

Deste modo, considero também uma questão de saúde mental. Penso que o treinamento me ajudou a ficar um pouco mais tranquilo. Passei a saber que tenho tarefas para fazer, mas que nem tudo é urgente ou emergencial.

Antes do treinamento, eu tratava todas as tarefas como iguais e, assim, tinha sempre a sensação de estar devendo para alguém. Tenho certeza que vivo melhor agora do que antes de realizar os treinamentos da Power Self.

Quanto dos métodos aprendidos você avalia que aplica ainda hoje?

Não sei precisar exatamente o percentual dos ensinamentos do curso que utilizo hoje.

Mas vejo que um dos conceitos que mais se enraizaram em mim foi o de reservar um tempo calmo para planejar, para agir e não reagir.

Entendi que, se a pessoa não se organizar, acabará utilizando o modo instintivo e não racional para tomar decisões que são delicadas e importantes, as quais exigiriam um passo para trás para serem tomadas da melhor forma; as pausas que a gente aprende no curso

Outro ponto muito importante, como mencionei, é o planejamento semanal. Com a facilidade do celular, hoje em dia, você pode preparar em qualquer lugar, reservando aqueles 15, 20 minutos que farão toda a diferença na maneira como você lidará com tudo no período planejado.

Eu faço isso toda semana. Consegui enraizar muito bem este ensinamento e ainda que eu não use todas as técnicas aprendidas, posso dizer que o que eu faço hoje já está bem suficiente.

Outro ponto que me marcou muito e que eu utilizo é o de fazer listas separadas de ações. Eu, hoje, separo minhas listas pessoais daquelas do trabalho. Por exemplo, tenho uma lista de objetivos em relação ao cuidado com a saúde, separada da minha lista de projetos pessoais e, igualmente, apartada da minha lista de tarefas do trabalho.

Quando vou planejar minha semana, eu considero os inputs de todas elas e organizo minhas prioridades. Eu consigo, por exemplo, adiar conscientemente um plano para o mês que vem e ficar confortável com isso, sem ter aquela dor de não estar fazendo, sem ter aquilo gritando na lista de pendências, o que é muito comum quando você coloca tudo junto como tarefas a realizar.

Eu consegui estabelecer uma forma de me organizar melhor e sinto que está sendo muito produtivo, sem dúvidas.

Em que ponto da carreira você estava quando fez o curso e em qual se encontra agora?

Quando eu fiz o curso eu era Superintendente de Arquitetura Corporativa e Infraestrutura do Sicred, responsável pelos dois Data Centers, mais de 1600 lojas no país inteiro e 400 pessoas no meu time.

Quando saí do Sicredi, fui para Amazon e passei a liderar um time de tecnologia no Brasil, uma mudança também bastante significativa.

Depois, pedi demissão na Amazon e decidi empreender. Criei uma plataforma digital chamada Triider, focada na oferta de serviços profissionais de construção, manutenção e pequenos reparos, em um modelo que aproxima o cliente destes profissionais autônomos, os quais são devidamente qualificados e verificados, tendo uma média de 90% de satisfação em mais de 50 mil serviços já executados.

Estamos nas principais capitais brasileiras e o plano é atingir 50 cidades até o fim de 2022.

Desde o segundo semestre de 2020, passamos a fazer parte do Grupo “Juntos Somos Mais,” joint-venture da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre.

De 0 a 10 quanto você recomenda o curso da PowerSelf e se já recomendou?

Minha recomendação é 10. Tanto que eu fiz o treinamento, depois consegui disponibilizar para todos os meus liderados no Sicredi e, quando eu fundei o Triider, eu recomendei para todos os meus sócios, os quais, juntos com outras lideranças da empresa, realizaram o curso.

Eu acho que é um curso muito importante, Se a pessoa souber aproveitar, mesmo que em um grau menor do que eu, sabendo pegar o que faz diferença na vida dela, conseguindo retirar este sentimento de estar sempre devendo para alguém, já verá uma grande diferença.

Minha recomendação continua sendo 10 para o curso, o qual indico, sem sombra de dúvidas, para todo mundo.

Crédito da Foto: Matheus Tomaz